-
Arquitetos: Neogenesis+Studi0261
- Área: 3890 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:The Fishy Project
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Faculdade de Enfermagem Ashaktashram, projetada pela Neogenesis+Studi0261, está localizada no campus da Asakta Ashram Trust em Surat, Índia. Destinada como uma extensão do prédio existente, a faculdade foi idealizada para servir como um instituto educacional ativo contribuindo para o crescimento de profissionais de enfermagem competentes.
O layout evoluiu, levando em consideração vários aspectos, para garantir que atenda aos requisitos dos alunos e funcionários, proporcionando um ambiente propício para aprendizado e colaboração.
O térreo abriga um auditório que também funciona como uma sala multifuncional a qual atende às necessidades únicas de diferentes tipos de reuniões. É acessível tanto de dentro quanto de fora do prédio principal e, portanto, não perturba o funcionamento regular da faculdade. A disposição dos bancos em degraus foi considerada para melhor visibilidade, com espaço adequado para conforto e acessibilidade. O primeiro andar abriga toda a equipe do administrativo e docentes, com uma área de recepção de pé-direito duplo. O segundo andar possui salas de aula e um laboratório avançado, com o corredor oferecendo vista para a recepção do primeiro andar de um lado e para um jardim interno do outro lado. A biblioteca e o laboratório de informática no terceiro andar possuem uma área aberta de leitura com uma claraboia. Todos os andares estão conectados ao prédio existente através de rampas e passagens. Essas conexões múltiplas garantem espaço de circulação adequado para acomodar o fluxo de alunos e funcionários por todo o complexo e entre os dois prédios.
A paleta de materiais consiste em concreto aparente, vidro e tijolos tramados na parte exterior. Os tijolos entrelaçados conferem um apelo contemporâneo, formando uma tela que permite a passagem de luz e ventilação, proporcionando privacidade e segurança. Climaticamente, o projeto reduz o ganho de calor na face oeste do prédio, enquanto o envidraçamento na face norte é mantido para capturar a luz suave que ilumina os interiores. Espaços para plantas foram adicionados com o intuito de romper a monotonia da fachada e gerar uma sensação de leveza, criando uma expressão por meio da qual o prédio ganha vida, já que o envoltório verde cobre parcialmente o volume. O arranjo geral é uma tentativa de melhorar a experiência, criar um ambiente propício e se misturar harmoniosamente com o existente.
Ao criar a paleta de materiais interna, os arquitetos selecionaram uma mistura de sofisticação e funcionalidade. O piso cinza foi escolhido para as áreas comuns da nova estrutura, enquanto os laboratórios no segundo andar exibem piso de pedra kota. Materiais de destaque como madeira e laminado cinza infundem caráter e demonstram o comprometimento dos arquitetos em promover um ambiente onde o espaço ressoa aconchego. Uma atenção cuidadosa foi dada ao uso criterioso de materiais com durabilidade e manutenção mínima.
Os espaços ao ar livre, com plantas, acabamentos refinados e obras de arte criam uma atmosfera acolhedora e inspiradora. A obra de arte na parede comum entre os prédios traz cor a uma profissão considerada cinzenta e mundana. Em resumo, o instituto combina funcionalidade com expressão artística, se tornando uma peça arquitetônica versátil e atemporal.